Páginas

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Novo padrão de tomada....E agora?

Se voce, assim como eu comprou um eletrodoméstico e não conseguiu  fazê-lo funcionar porque  o  aparelho não encaixa na velha tomada de dois pinos saiba que agora é lei.
Desde o início de 2010, estamos lidando  diretamente com o novo plug e a nova tomada padrão brasileiro.
A obrigatoriedade veio para botar ordem no nosso mercado, onde convivem mais de dez padrões diferentes.
Não se encontram mais aparelhos com plugues fora do padrão estabelecido pelo Inmetro. E nós precisamos nos adequar a nova realidade...É um fato!
E nesse caso não tem jeitinho que dê certo....já tentei vários.

O que muda?

A nova regra estabelece que os plugues sejam padronizados com pino redondo com 3 terminais, sendo 1 terminal terra. O encaixe do plugue deverá ter o formato hexagonal e as tomadas onde o encaixe será feito terão um baixo relevo criando uma espécie de buraco onde o plugue ficará acomodado, evitando folgas e exposição dos terminais metálicos e consequentemente diminuindo riscos de choques elétricos – uma das principais preocupações do novo formato.

Também está proibida a fabricação dos benjamins (comumente chamados de “T” por conta do formato), pois estão sendo substituídos por soluções mais seguras e com limites de ligações encadeadas que a rede elétrica possa suportar. Isso evita a sobrecarga de um único ponto da rede elétrica, exigindo mais planejamento nas instalações.

6 comentários:

  1. Pois é turminha, já tive mtos problemas c estes novos aparelhos e c tomadas antigas... Espero q agora todos consigam adequar às exigências do INMETRO. Sucesso p vcs mais uma vez e até a próxima postagem... Bana

    ResponderExcluir
  2. Olá, muito bacana o blog, só faltou deixar o e-mail para contato!

    Gostaria que conhecessem o site em que trabalho: www.arkpad.com.br Tenho certeza que será útil.

    O Arkpad é um portal de produtos e referências dedicado ao que há de melhor no mercado de Arquitetura, Decoração, Design e Construção.

    A idéia é a seguinte: Tudo em um só lugar, com imagens em alta definição, organização por categorias e fácil contato com fornecedores.

    Uma curadoria criteriosa age como filtro de estética, qualidade e confiabilidade, assim o Arkpad agiliza a pesquisa de produtos e também a torna mais prazerosa!

    Vale a pena conferir???

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada! este artígo é bem útil! Tem toda razão de fazer isto... mas ai! como vc disse: estaremos gastando dinheiro com isto. E o que eu faço sem benjamins??? kkk

    Voni Hall Pottle

    ResponderExcluir
  4. E aí galera desistiram de postagens??? O blog é mto legal, mas é preciso ter mais assuntos... Vcs são mto legais e assuntos super importantes... Aguardo mais matéria, ok? Silvana Amaral, Revista CASA CLÁUDIA.

    ResponderExcluir
  5. Torres Lins Studio - sou do Blog Brasil ao Cubo - Antonio Velludo - Por norma não respondemos pelo Blog e sim pelo Face Book Brasil ao Cubo - Se inscrevam lá, tem muitas dicas do Sketchup e V-Ray - sobre seu problema com as IEs - no Power digite 5 e em seguida aperte o zero até encher - vai dar um número +ou- assim: 50000000 - salve e renderize - blz? abraço

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Quanto trabalho nestes anos... Dada a vida corriqueira do mundo contemporâneo, alguns projetos deixaram de estar postados neste canal de informação, no entanto, "o bom filho à casa torna", reabrindo esta mídia com muitas novidades em nossa área do Design de Interiores... E vamos lá...

    ResponderExcluir